encun2013

Início » Inscrições » CHAMADA

CHAMADA

julho 2013
S T Q Q S S D
    nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Categorias

encun20133 de novembro de 2013
Bem-vindos ao encun2013

01) Dos dias 24 a 30 de Novembro de 2013, será realizado em João Pessoa-PB o XI ENCUN. Estão abertas as inscrições para participar do evento do dia 01/07/2013 até o dia 01/11/2013.

02) O ENCUN (Encontro Nacional de Compositores Universitários) é um espaço aberto itinerante de encontro para a livre discussão, debate, troca de idéias e articulação de ações colaborativas relativas à produção musical atual. São convidadas a participar do ENCUn todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a criação musical atual, estando ou não vinculadas ao meio acadêmico. O evento terá atividades acadêmicas e artísticas, detalhadas a seguir.

03) Justamente por se tratar de um Encontro entre compositores, os critérios de seleção de obras não possuem viés estético ou ideológico, e não há a necessidade de anonimato no ato de seleção de propostas artísticas, sendo que a inexequibilidade destas pode servir como critério de exclusão (seja pela ausência de intérpretes aptos, seja pela incompatibilidade da mesma com os espaços e horários agendados, previamente ou não, pela Comissão). OBS: a execução da obra depende da presença física do compositor no evento que, em “sessão de escuta” terá a oportunidade de discorrer sobre seu processo criativo e colher opiniões sobre seu trabalho.

04) À Comissão do XI ENCUN se reserva a prerrogativa de reavaliar casos peculiares e/ou extremos e realizar triagens posteriores, a qualquer momento, procurando sempre deixar os envolvidos cientes das providências tomadas.

05) No intuito de garantir uma representatividade ampla, o ENCUN tem investido no incentivo a iniciativas de produção própria dos participantes nas quais estes se tornam responsáveis pelas suas próprias performances, seja tocando suas peças, seja providenciando seus intérpretes. Tal possibilidade não exclui, entretanto, o formato tradicional de envio de partituras visando algum grupo-referência fornecido pelo local do evento. Sugere-se, porém, que haja o contato compositor-intérprete para que se garanta não apenas a execução da obra, mas que esta se dê com a máxima qualidade.

06) A princípio não há limites para a quantidade de peças enviadas por compositor, duração das mesmas ou formação (ver item anterior). Na verdade, a Comissão sugere que cada compositor envie mais de uma proposta para garantir a sua participação no evento. Isso permitirá à Comissão montar a programação dos concertos de modo a contemplar o maior número de participantes (e.g. se por acaso o grupo de câmara escalado para realizar uma peça não conseguir fazê-lo, uma outra peça do mesmo compositor seria escalada imediatamente). Mesmo peças de duração limite (muito breves ou muito longas) dependendo da proposta podem figurar em determinado momento do evento, por exemplo, como uma instalação ou figurar em um programa dedicado a peças de curtíssima duração. Tudo dependerá do volume e características das obras inscritas, da disponibilidade de espaço e das condições técnicas de realização. OBS: a prioridade para esta Comissão, além de garantir que o máximo de inscritos tenham suas peças executadas, é zelar pelo interesse dos concertos em termos de programação.

07) O ENCUN também está aberto à exposição de trabalhos de cunho acadêmico. Este ano, por conta do desejo de tornar o ENCUN uma referência para a pesquisa na área de composição e, ao mesmo tempo, garantir o caráter de encontro do evento, admitiremos um leque amplo de formatos de apresentação:

a) Comunicações: falas de 15 minutos seguidas de arguição do público em sessões coletivas em sala com equipamento de áudio visual. As propostas devem seguir o padrão sugerido nos templates (para fins de padronização no ato de divulgação em anais).*

b) Palestras: falas mais longas, de até 1 hora. As propostas devem vir em forma de resumo de até duas páginas (padronização necessária para anais do evento).*

c) Painel: grupos de 3 comunicações sobre o mesmo tema a serem apresentadas e discutidas na mesma sessão.*

d) Poster: resumo de pesquisa exposto em poster em área reservada para este fim.*

e) Curso de curta duração: mini-curso, workshop ou master-class de 2 a 3 dias no decorrer do encontro voltado para os participantes do evento.

f) Aula de Graduação: proposta de aula (50 min) sobre um assunto pertinente às classes de “História da Música Moderna e Contemporânea”, “Análise IV – Século XX-XXI”, “Música Eletroacústica” ou “Computação Aplicada à Música”.**

g) Banco de Partituras: envio das partituras, em PDF, a serem executadas no encontro para compor um banco de obras a ser lançado posteriormente como parte dos anais do XI ENCUN.

* casos sujeitos a critérios de banco de pareceristas

** caso sujeito a critério do professor da referida disciplina

OBS: Para propor uma dessas atividades o interessado deve informar a duração e equipamentos necessários e enviar uma descrição da proposta para o e-mail  “encun2013@gmail.com”. A organização do evento pretende incluir o maior número de propostas possível levando em conta a diversidade e a adequação com os objetivos gerais do evento.

08) Todos os participantes estão convidados para participar da Plenária do ENCUN: reunião de balanço, crítica, discussão sobre o evento e definição da sede da sua próxima edição.

09) Apesar de termos optado pelo formato de parceria direta entre compositores e intérpretes, o ENCUN também vai operar oferecendo grupos específicos para executar as peças. Contamos com a participação no evento da OSUFPB/Cordas, gentilmente cedida pelo LAMUSI (Laboratório de Música Aplicada – UFPB), que realizará seu concerto no dia 29/11 na Sala de Concertos Radegundis Feitosa às 20 horas.

10) As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 01/08 e 01/11 diretamente no e-mail encun2013@gmail.com.

Aguardem novas atualizações!

VFC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: